terça-feira, 1 de dezembro de 2009



no começo do mês passado, o calor estava insuportável. não dava vontade de sair do ar condicionado da redação para lugar nenhum. mas sem poder fazer nada em relação a isso, me mandaram fotografar calor.

o editor não queria mais fotos de gente jogando água na cara, de crianças se refrescando na torneira do parque, do sol queimando nossas pestanas e rachando nossas banhas. sugeriu que eu fosse no maior clube da cidade ver como estavam as coisas por lá. topei e pensei em ir também em interlagos, região carente de são josé para mostrar os dos lados da moeda. não sei bem a história do bairro, mas parece que lá era um dos lugares mais violentos e pobres da cidade, e que agora as coisas estão começando a mudar.




bom, chegando no clube, me liguei que teria dificuldades para fotografar. além do lugar estar abarrotado de gente, estava de calça, tênis e camisa preta. eu disse preta. era maldade ver todo mundo descalço, de biquíni, bermuda, se jogando nas piscinas, nos escorregadores... todos olhavam para mim como se eu fosse um doido de andar daquele jeito ali dentro. dava até pra sentir os comentários “haha, olha esse cara, se fudeu”. perguntei para os funcionários do clube, quantas pessoas estava ali, “umas três mil, talvez mais” disseram alguns. fiz várias fotos, mas senti que precisava subir na cascata para ter uma visão geral da coisa. convenci o rapaz a me deixar subir e quando cheguei lá em cima, parecia que eu era a nova atracao do clube. todos olhavam para mim, gritavam, davam tchauzinho, “tira foto minha, tio”...bizarro. como não podia fazer nada, pedi para o rapaz ligar as ondas da piscina no máximo. parece que a galera curtiu.





a esta altura, eu já suava feito a cascata e ainda precisava cruzar toda a cidade para ver como os moradores de interlagos estavam se virando com o calor. quando cheguei, me decepcionei um pouco. o lugar estava vazio. algumas pessoas que ainda estavam por lá me disseram que o motivo era o feriado de finados “o pessoal prefere cemitério do que o lago da praça”. fiz umas fotinhas, nada demais. tinha uma menina pescando com a mão, um outro tio nadando pra lá e pra cá, uma senhora se bronzeando com seu poodle preto...





voltei pro jornal, e não usaram nada do que fiz. acontece.

ah, e camisa preta agora, só pra pauta noturna.

Um comentário:

Bruno Fraiha disse...

mto loca essa ultima foto....composição heim maninho...
minha primeira pauta eu fiquei todo empolgado..e tbm...nao saiu..rs
abrassss